O que é uma construção sustentável?

construção sustentável

Até o século XIX as construções eram adaptáveis aos ambientes onde eram construídas com a preocupação de ser uma construção sustentável.

Todo cuidado para não prejudicar a natureza fazia parte do comportamento humano da época, talvez porque a maioria da população vivia muito próximo do meio ambiente e dependia diretamente dele para a sobrevivência.

Com a explosão demográfica, ocorrida no século XX, e o crescimento acelerado das cidades, esse processo se inverteu.

O objetivo passou a ser construir e atender a demanda por habitações, muitas vezes, pelo menor preço possível.

Sem muitos questionamentos descobriram-se produtos e matérias-primas de fácil e rápida produção e a visão sustentável se perdeu em meio ao capitalismo e sociedade de consumo.

Verificando-se os estragos junto a natureza, no final do mesmo século, o tema meio ambiente voltou a ser discutido e, nos dias atuais, ganha força. 

Afinal, o que é uma construção sustentável? É possível minimizar os impactos ambientais nas construções? Continue lendo nosso post e descubra!

O que é uma construção sustentável?

Respondendo a pergunta “o que é uma construção sustentável?”, podemos dizer que é construir casas e edifícios em harmonia com a natureza, diminuindo o impacto com o meio ambiente, reduzindo os resíduos e preservando o ecossistema.

A partir de uma análise criteriosa a respeito do ambiente, definem-se meios de construção que preservem ao máximo a natureza.

Observam-se, ainda, medidas que diminuam o consumo dos recursos naturais e trabalha-se a manutenção de ambientes preservando a vida vegetal e animal.

Como fazer uma construção sustentável?

Existem muitas possibilidades para o desenvolvimento de construções sustentáveis.

Muitas empresas já estão atentas e trazem respostas para esse tipo de construção.

Não só apresentam modelos teóricos, como trazem soluções que vêm obtendo uma forte aceitação da sociedade que também se preocupa com o futuro do planeta.

E você que atua na área e desenvolve projetos voltados a moradias, já pensou em oferecer também soluções sustentáveis?

Alguns exemplos de utilização de recursos sustentáveis já estão no mercado e podem ser utilizados nas construções, como, por exemplo:

Concreto reciclado

Existem alternativas na utilização e reaproveitamento dos resíduos da construção que seriam jogados no lixo, como tijolos e telhas quebradas e todo material descartável.

Esse lixo pode ser reaproveitado e ser transformado em concreto reciclado

Essa tecnologia já está disponível no mercado e reduz, substancialmente, o lixo produzido na construção civil.

Isoladores de paredes

Que tal substituir a fibra de vidro e espumas por materiais como jeans, papel, papelão, jornais e lãs minerais e de garrafa pet na estrutura de isolamento das paredes?

Isso é possível e pode ser feito obtendo-se os mesmos resultados das soluções de isolamento que o mercado oferece.

Em regra geral, além de ajudar a natureza, a solução é muito mais barata.

Lâmpadas de LED

Além de mais econômica, as lâmpadas de LED possuem uma vida útil muito maior e dissipam menos calor.

A economia de energia está diretamente relacionada à sustentabilidade, pense nisso antes de definir as lâmpadas que serão instaladas no imóvel que você está projetando.

Materiais biodegradáveis

Os materiais de acabamento, normalmente, são compostos a base do petróleo e outros materiais altamente poluentes e tóxicos.

Por que não substituir essas equipagens, como colas, impermeabilizantes, solventes e tintas tradicionais, por produtos semelhantes que têm sua matéria-prima desenvolvida a partir de componentes biodegradáveis?

Esses produtos também já são encontrados no mercado.

A energia solar e a construção sustentável

construção sustentável

Uma das maiores contribuintes para a construção sustentável do seu projeto de edificação, é a utilização da energia solar em substituição a tradicional.

A utilização da energia solar não tem reflexo apenas no imóvel quanto a sustentabilidade, mas, sim, em todos os locais por onde geradores e distribuidores são construídos para atender à população.

A energia solar é limpa e obtém os recursos dos raios do Sol sem prejudicar o meio ambiente e possibilita, ainda, uma economia mensal nas contas a pagar.

Com sua implantação e popularização, estruturas gigantescas que prejudicam o meio ambiente deixam de ser construídas, pois, todo o processo que envolve a captação e distribuição da energia ocorre no próprio imóvel.

Se você já oferece soluções de energia solar para seus clientes, que tal ampliar sua carteira sendo um parceiro do Investimento Solar?

Além de disponibilizar orçamentos com informações relevantes, encaminhamos leads qualificados para aumentar os seus resultados.

Acesse agora mesmo nosso site e seja nosso parceiro, é gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *