Marketing ambiental: como utilizar na arquitetura e engenheira?

marketing ambiental

Por décadas, o ser humano usou os recursos naturais sem a devida preocupação com a sustentabilidade do planeta.

Hoje, falar de sustentabilidade é rotineiro e é senso comum que é um dever de todos cuidar da preservação do ambiente.

Esse cuidado com o planeta vai além de apenas usar dos seus recursos naturais de forma consciente. 

Existe uma consciência coletiva de que é preciso preservar a água, cuidar do ar, evitar desmatamento e gerar menos lixo para que o planeta seja saudável para as futuras gerações que o ocuparão. 

O marketing ambiental tem importante papel nesse sentido, ele contribuiu para uma melhor compreensão da situação do ecossistema e auxilia na busca de alternativas mais responsáveis socialmente em qualquer segmento de atuação de uma empresa.

Nesse post, falaremos sobre como utilizar o marketing ambiental na arquitetura e engenharia como forma de contribuição para construções inteligentes e sustentáveis.

O que é marketing ambiental?

A preocupação com a preservação do planeta não é um assunto que surgiu apenas no século XXI.

Já nos anos 70, existia o interesse em discutir e encontrar meios para diminuir os impactos ambientais que a Terra sofria. 

Foi exatamente nessa época que surgiu o termo marketing ambiental, também chamado de marketing verde ou ainda marketing ecológico. 

Na década de setenta, a AMA (American Marketing Association) realizou um workshop para discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente.

Na época, já havia a preocupação em identificar como as ações de marketing podiam interferir de forma negativa ou positiva em relação ao meio ambiente.

Esse movimento foi ganhando força como forma de colaboração e participação efetiva na preservação, conscientização ecológica e sustentabilidade do planeta. 

Dessa forma, podemos dizer que marketing ambiental é um conjunto de estratégias de marketing focadas nos benefícios dos produtos oferecidos em benefício ao meio ambiente ou ainda da ausência dos malefícios.

De forma resumida: o marketing ambiental tem como objetivo mostrar que produtos e serviços são ecologicamente corretos.

Como utilizar marketing ambiental na arquitetura e engenharia?

Em 2015 foi realizada uma pesquisa pela consultoria PwC que apontou que o Brasil é o país com a maior quantidade de consumidores ecologicamente conscientes.

Os números revelam que 95% deles estão atentos em relação aos serviços e produtos comprados, mas, que também levam muito em consideração a transformação cultural de uma empresa.

Por isso, a sua empresa precisa criar ações para que seja reconhecida como uma organização de consciência ambiental.

O marketing ambiental deve ser voltado para mostrar essas ações, mas é preciso tomar alguns cuidados, porque aquilo que você fala, a sua empresa precisa praticar. 

Para utilizar efetivamente o marketing ambiental na arquitetura e engenharia é preciso:

Desenvolver projetos arquitetônicos sustentáveis 

Um bom serviço arrasta uma multidão de seguidores, por isso, o marketing ambiental precisa estar aliado ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos sustentáveis. 

Se sua empresa preza pela sustentabilidade e pela vida, ela deve respeitar a legislação trabalhista, oferecer segurança aos trabalhadores da obra e permitir que cada um cumpra com o seu papel, se sentindo responsável e integrante da preservação do planeta também.

É importante desenvolver e apresentar ações arquitetônicas sustentáveis, que reutilizem materiais, que evitem desperdício, que se preocupem com o lixo gerado e que utilizem recursos naturais como fontes de energia.

Projetos que mostrem a possibilidade de reduzir consumos, além do apelo ecológico, proporcionam economia financeira. 

A empresa que projeta uma obra sustentável deve usar o máximo possível de recursos naturais renováveis, como a energia solar para reduzir o consumo da energia elétrica e o uso da iluminação natural, além, é claro, de cumprir rigorosamente com a legislação ambiental. 

Dentro desses recursos, empregam-se estratégias de marketing para vender a ideia e conscientizar o cliente que o projeto sustentável é bom economicamente e também para a preservação do meio ambiente.

Especializar-se na área sustentável

marketing ambiental

O marketing ambiental deve conscientizar as pessoas que realizar um projeto sustentável é construir um ambiente que respeite os princípios ecológicos e promova o uso dos recursos naturais de forma mais eficiente, além de ser economicamente viável.

Para utilizar o marketing ambiental na arquitetura e engenharia é preciso, de fato, entender do assunto e para isso a especialização na área da sustentabilidade é indispensável. 

As estratégias do marketing ambiental sempre precisam construir a ideia que é possível evitar desperdícios, reutilizar recursos, economizar dinheiro, ajudar na preservação e estar dentro da legislação ambiental. 

Por isso, o profissional da área precisa se reciclar, fazer cursos, participar de eventos para saber de novidades e criar sempre novas alternativas com essa finalidade.

Preocupar-se com a sustentabilidade e o uso da energia solar 

Dentro das estratégias de marketing ambiental é interessante mostrar, por meio de números, os benefícios de uma obra sustentável. 

O cliente prefere constatações. 

Apresentar os valores de toda a economia que ele pode ter na sua conta mensal, se ele optar, por exemplo, pela integração da placa solar na arquitetura, é uma boa pedida.

Vale ainda apontar como ele pode contribuir para a sustentabilidade do planeta, gerando sua própria energia. 

Sabemos que levantar todos esses dados pode ser muito custoso, por isso, disponibilizamos em nossa plataforma um orçamento completo para nossos parceiros com todas essas informações.

Que tal virar um parceiro do Investimento Solar e ter orçamentos mais precisos para seu cliente?

Acesse nosso site do Investimento Solar e se torne um parceiro, criando projetos inovadores e sustentáveis na área de energia solar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *