Instalador de energia solar: como entrar no mercado?

instalador de energia solar aprenda como

O crescimento do mercado de energia solar cresce a cada dia, e ao contrário de outros segmentos, a crise não faz parte da sua realidade.

Milhares de famílias e de empresas buscam por essa tecnologia, desejosos em diminuir suas contas de energia elétrica e contribuir para um mundo mais sustentável.

A previsão para 2019, segundo Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, é um acréscimo de 44% na capacidade instalada no país.

Com esses dados, a vontade de trabalhar como instalador de energia solar talvez seja ainda maior.

Nesse artigo vamos apresentar tudo o que esse profissional precisa saber para ter sucesso em sua carreira. Continue lendo e confira!

Benefícios da energia solar

A pergunta que muita gente faz é porque o segmento de energia solar cresce tanto se comparado às outras áreas e porque as expectativas para as próximas décadas é que esse crescimento aumente ainda mais.

Os números são impressionantes e, independente do local onde você estiver vivendo, o crescimento da energia solar continuará acontecendo e substituindo gradativamente o modelo atual em todo o planeta.

Isso acontece devido aos seus benefícios:

Economia na conta de energia

Muitas famílias e empresas buscam a energia solar como alternativa à conta de energia elétrica.

Uma das maiores despesas do orçamento, tanto nas residências como na indústria ou no comércio, é essa conta.

Diminuir essa despesa é o sonho de muita gente e a energia solar contribui efetivamente para isso.

Sustentabilidade

instalador de energia solar

A energia limpa é outro fator que faz com que muitas pessoas e organizações optem pelos recursos gratuitos do Sol.

A energia solar está diretamente ligada à sustentabilidade do planeta, uma vez que o processo de captação, geração e transmissão ocorre no próprio local, sem a necessidade de construções gigantescas como as hidrelétricas, que afetam o meio ambiente.

Apostar em energia solar é contribuir com o nosso planeta.

Valorização do imóvel

Um imóvel que possua a estrutura de captação de energia solar é muito mais valorizado do que qualquer outro.

Poder alugar ou comprar uma casa ou apartamento sabendo que a conta de energia elétrica praticamente não existe é um diferencial enorme para o mercado.

Diante de apenas três motivos que levam ao crescimento desse promissor mercado, o interesse em ingressar profissionalmente nessa área aumenta.

Qual o trabalho de um instalador de energia solar?

Os trabalhos realizados por um instalador de energia solar estão diretamente ligados ao sucesso da solução de energia solar.

É preciso conhecimento e capacidade técnica para poder desenvolver um serviço de instalação que garanta os resultados desejados.

Dentre as tarefas que envolvem esse trabalho, destacam-se:

Instalar os suportes e trilhos no solo ou telhado

A energia solar é captada através de painéis que são instalados no solo ou nos telhados dos imóveis.

Para isso, é necessário que suportes e trilhos sejam fixados nos ambientes apropriados, garantindo segurança contra a ação dos ventos e tempestades.

Instalar as placas fotovoltaicas

Outra atividade é a instalação de placas fotovoltaicas.

Elas são responsáveis pela captação da energia solar e precisam receber a luz diretamente do Sol.

Para isso, é importante uma análise prévia com relação ao sombreamento do espaço e a incidência do Sol durante todo o dia.

Conexão de cabos no inversor

Além das instalações dos suportes, trilhos e das placas fotovoltaicas, é necessária a conexão de cabos no inversor que precisa ser realizada da maneira correta para que funcione adequadamente.

Para isso, é preciso conhecer os produtos e características que atendam a qualidade e necessidades básicas, além das técnicas necessárias para a instalação.

Percebe-se que é necessário um esforço para ingressar na área de energia solar, mas, além do conhecimento técnico adquirido, o retorno financeiro é muito atraente e as oportunidades em total expansão.

Como se tornar um instalador de energia solar?

Um bom instalador de energia solar tem emprego garantido e pode, até mesmo, montar seu negócio e iniciar um empreendimento de muito sucesso.

Dois pontos precisam ser observados para ingressar na área:

1 – Formação Profissional

É fundamental que você busque por um curso de formação profissional, onde possa aprender toda a parte teórica de funcionamento dessa tecnologia.

Em bons cursos também é possível ter uma experiência inicial na parte prática.

2 – Parcerias com empresas que vendem sistema solar

A partir da capacitação profissional, é importante que você disponibilize seus serviços às empresas que vendem projetos de sistema solar.

Isso pode ser feito através de plataformas digitais que oferecem esses serviços de aproximação entre os profissionais da área, como o Investimento Solar.

Inicie agora mesmo um novo momento em sua vida profissional, cadastre-se em nossa plataforma e passe a receber o direcionamento de leads que nos procuram buscando instaladores de energia solar!

Nossa plataforma, além de direcionar clientes e oportunidades, possibilita a geração de propostas técnico/comerciais detalhadas que facilitam o seu trabalho.

Acesse agora mesmo nosso site e conheça as possibilidades que aguardam você!

    1. Bom dia Edvaldo.

      Isso vai variar muito de empresa pra empresa e da dificuldade da instalação. Normalmente é elaborado pela potência de cada sistema um valor base para instalação padrão, que não exija muita complexidade. Os equipamentos adicionais que poderão ser usados na instalação mais complexa, como caminhão guindauto ou andaime podem ser orçados a parte entrando como adicional. Não existe uma regra, mas pode ser calculado um valor em R$ para cada kWp instalado, ou um valor em R$ para cada painel. Fica a seu critério.

    1. Bom dia Edvaldo. A fórmula que compõe o preço final é um pouco mais complexa. Trabalhamos com diversos percentuais de lucro e custos, dependendo do tamanho do sistema. Generalizando podemos dizer que o % dO BDI em relação ao valor do kit é de aproximadamente 70% para potências menores e de 50% para kits maiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *