Instalação de energia solar: tudo sobre o assunto!

instalação de energia solar

O mercado de energia solar cresce a cada dia, uma vez que combina economia e sustentabilidade.

Além disso, os valores cobrados pelas empresas que distribuem energia elétrica, e as possibilidades de aumento das tarifas, levam muita gente a buscar uma alternativa.

A energia solar tem sido a solução mais procurada do mercado, em função do investimento que é viável e do retorno obtido com sua instalação.

O profissional de vendas de energia solar precisa estar preparado para as indagações que ocorrem num processo de negociação.

Uma das questões que sempre é abordada com relação à solução, diz respeito à instalação de energia solar, principalmente, sobre como funciona e é realizada.

Nesse artigo vamos apresentar essas questões. Continue lendo e confira!

A importância do vendedor entender a instalação de energia solar

Um bom vendedor de energia solar precisa conhecer todas as opções e possibilidades existentes nas soluções oferecidas ao mercado.

Isso porque o cliente precisa estar seguro a respeito da solução que pretende adquirir para poder realizar o negócio.

O assunto energia solar, por si só, já faz parte das rodas de conversa e é visto de maneira muito positiva.

Não são poucos os programas, matérias e publicações que mostram o sucesso obtido com a implantação de sistemas de energia solar em empresas, residências, condomínios, escolas e comunidades.

Mas, o profissional de vendas precisa estar preparado para os inúmeros questionamentos a respeito da instalação, a falta de conhecimento dessa etapa pode comprometer uma venda.

Para evitar esse problema, é preciso diferenciar os tipos de sistema, como funcionam e como são instalados.

O que compõe o sistema fotovoltaico?

Um sistema fotovoltaico é composto por componentes que possibilitam a geração de energia elétrica a partir da radiação solar.

Existem dois tipos de sistemas:

  • Isolados (off-grid);
  • Conectados à rede (on-grid ou grid-tie).

Os sistemas isolados são aqueles instalados em locais remotos, onde a energia precisa ser armazenada para a utilização futura ou em ambientes onde não se queira integrar a energia solar com a da rede elétrica convencional.

Já o sistema on-grid fica integrado à rede elétrica convencional, substituindo-a ou complementando-a.

O vendedor precisa conhecer os dois sistemas e também os componentes envolvidos em cada um deles que são:

Painéis solares

Como você provavelmente já deve saber, o número de painéis solares depende do tamanho do imóvel, da sua utilização e de um levantamento sobre o consumo previsto (imóveis novos) ou histórico (utilizando o sistema convencional) dos ambientes.

A partir de uma avaliação da necessidade de energia elétrica para a sustentação do imóvel, é definida a quantidade de painéis solares que precisam ser instalados. 

Os painéis são equipamentos que fazem a captura da energia solar e a transforma em energia elétrica. 

Normalmente, são instalados nos telhados ou locais onde a luz solar incide por mais tempo durante o dia.

Além dos painéis, é necessária uma estrutura de suporte e cabeamento, esse conjunto é conhecido como bloco gerador.

Condicionamento de potência

O condicionamento de potência é realizado através de equipamentos que transformam a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), alimentando as baterias ou realizando a sincronia com a rede elétrica.

São os conversores, inversores de tensão e retificadores que permitirão a utilização da energia em seu imóvel.

Controladores de carga

Os controladores de cargas são equipamentos que evitam as sobrecargas ou descargas exageradas nas baterias, aumentando a vida útil e o desempenho da solução.

Baterias

As baterias são equipamentos que armazenam a energia para utilização nos momentos em que não exista a incidência de Sol. 

Esses são os equipamentos que fazem parte da instalação de energia solar, no entanto, os quatro componentes são necessários para os sistemas off-grid, enquanto no sistema on-grid poderá ser utilizado apenas os painéis solares e os condicionadores de potência.

Como é feita a instalação?

O vendedor tem a obrigação de esclarecer que o processo de instalação precisa ser realizado por profissionais capacitados que estejam atentos aos seguintes passos:

Preparação do telhado

A preparação do ambiente é executada por duas ou três pessoas que precisam subir no telhado e buscar o melhor local para a instalação, medindo e desenhando o projeto com o objetivo de definir onde serão encaixadas as placas solares.

Fixação dos suportes

Na sequência, devem-se instalar os suportes para as placas solares.

Os suportes precisam estar bem instalados, pois, é ali que as placas solares estarão fixadas e é necessária uma boa resistência para as variações atmosféricas como chuvas, ventos e tempestades.

Fixação dos trilhos nos suportes

Estando fixados os suportes no telhado ou em outro local, agora é o momento da fixação dos trilhos que tem por objetivo prender os painéis solares, garantindo que estarão estáveis e funcionais.

Instalação das placas

Tudo ficou pronto para a instalação das placas solares, lembrando que deverão estar voltadas ao melhor posicionamento para captação da energia solar.

Aqui são instalados os cabos que serão conectados aos condicionadores de potência.

Fixando as placas solares

Após os testes preliminares e a instalação dos cabos, é preciso fixar as placas junto aos trilhos, prendendo-as de forma que resistam aos ventos e as variações climáticas.

Conexão das placas solares

A conexão das placas solares aos condicionadores de potência é o último passo do trabalho.

Os condicionadores de potência, por sua vez, serão conectados à rede de energia ou às baterias.

Também é comum o vendedor ser questionado com relação ao tempo de instalação.

O vendedor, juntamente com algum técnico, terá que verificar o tamanho do projeto e das características dos imóveis, mas, de uma maneira geral, pode-se afirmar que em uma residência média os trabalhos serão concluídos entre 3 e 4 dias.

Se você compreendeu mais sobre o assunto que envolve a instalação de energia solar, que tal se cadastrar no Investimento Solar e se tornar um parceiro?

A plataforma Investimento Solar ajuda você a aumentar as suas vendas através da oferta de uma ferramenta gratuita que oferece orçamentos atrativos.

Além disso, encaminhamos, sem custo, clientes que têm interesse em adquirir soluções de energia solar.

Acesse agora mesmo nosso site e faça seu cadastro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *