Como abrir uma empresa de energia solar?

como abrir uma empresa de energia solar

É comum observar empreendedores com desejo, mas, ainda com dúvidas sobre como abrir uma empresa de energia solar. 

A energia solar é a alternativa mais viável e promissora para a geração energética, sendo a fonte energética que mais cresce no mundo. 

Você já ouviu falar da cidade de Ota? Ela é conhecida como a Cidade Solar

Situa-se a 138 km de Tokyo, a capital japonesa, e já conta com mais de 1.000 residências com painéis solares, gerando energia para os seus moradores. 

Essa tendência é mundial e o setor de energia solar avança também no Brasil, criando oportunidades promissoras para novos negócios e serviços.

Se você está pensando em ingressar nesse mercado, continue lendo nosso post e saiba como abrir uma empresa de energia solar e ganhar dinheiro contribuindo com a sustentabilidade do planeta.

Como abrir uma empresa de energia solar?

Assim como no mundo inteiro, a energia solar no Brasil está em franco crescimento, mas, o segmento ainda é uma novidade e há muito a ser descoberto e investido no setor.

Empreendedores visionários têm enxergado o grande potencial, desejando trabalhar nesse segmento, mas, ainda não sabem, de fato, como abrir uma empresa de energia solar para ganhar o mercado. 

O primeiro passo é definir a atividade que o negócio irá desenvolver. 

Por exemplo: sua empresa irá se especializar em instalação de placas fotovoltaicas ou apenas comercializará soluções? 

A empresa poderá ainda fazer as duas atividades: vender placas solares e também todo o serviço de instalação. 

Independentemente da atividade principal da sua empresa, existem pequenos e importantes detalhes a observar:

Se especialize 

Para abrir uma empresa de energia solar, é preciso saber e compreender, de fato, a importância dela para a vida do planeta e para as pessoas.

Por isso, é importante se especializar na área para orientar de forma correta e segura, quando o cliente solicitar, por exemplo, um cálculo de viabilidade técnica e financeira em relação à instalação dos painéis na obra dele, ou para apresentar um projeto inteligente e viável. 

Todo empreendedor precisa conhecer o básico da área que atua, para isso, é importante ter parcerias com organizações que promovam cursos, treinamentos, seminários e capacitações para melhor entender o segmento e, consequentemente, qualificar o seu serviço.

Conheça a regulamentação da ANEEL 

A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – regulamenta o uso de energia originada por fontes renováveis. Essas normas estão contidas na RN 482 e RN 687.

Se você não é um engenheiro eletricista, precisa ter um como parceiro, só ele pode assinar o projeto elétrico e a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), além disso, ele é o responsável pela obra junto à distribuidora de energia local. 

Essa é uma das principais dicas de como abrir uma empresa de energia solar: conhecer e atender a regulamentação da ANEEL para não comprometer o projeto e o imóvel, evitando problemas jurídicos em relação à sua empresa. 

É bom lembrar que muitos empreendimentos fecham suas portas por não respeitarem as devidas regulamentações.

Registre a empresa

Não tem como abrir uma empresa de energia solar sem o seu registro e toda a documentação necessária para ela estar regularizada. 

Todo negócio precisa de um CNPJ, independentemente se optar pelo MEI, ou se enquadrar como micro ou pequena empresa, ele será a sua carteira de identidade perante a Receita Federal e demais instituições. 

Tratando de aproveitamento e utilização de recursos naturais, segundo Lei Federal n.º 5.194/66, é obrigatório também que a empresa prestadora tenha seu registro do CREA da região que atua. 

Monte sua equipe 

Como você pode observar, se você não é engenheiro eletricista precisará contratar ou fazer uma parceria com um para responder pela empresa junto à concessionária e para projetar os sistemas com o uso das placas fotovoltaicas.

Você precisará de profissionais especializados e capacitados para fazer as instalações, caso sua empresa opte por essa atividade. 

Em caso de vendas de sistemas solares, você precisará ter, no mínimo, um vendedor profissional para iniciar o seu empreendimento. 

Encontre um fornecedor

Dica importantíssima para abrir uma empresa de energia solar é escolher com muita propriedade os seus fornecedores.

A qualidade dos produtos que você vende é tão importante como a excelência dos serviços prestados. 

De nada vai adiantar você ter um eletricista altamente capacitado, se todo o sistema que você vende não for eficaz e duradouro para o cliente. 

Escolha marcas de valor que ofereçam garantia do produto e que tenham um nome a zelar. 

Ache seus clientes

Seguindo as orientações de como abrir uma empresa de energia solar, depois de estar com toda documentação em dia, com profissionais contratados e com produtos de primeira qualidade, é hora de achar seus clientes.

Invista em campanhas de marketing para atingir o seu público e use o potencial das redes sociais.

Foque em encontrar parcerias, elas são excelentes oportunidades para aumentar as possibilidades de desenvolvimento e engrandecimento de uma empresa. 

Agora que você sabe como abrir uma empresa de energia solar, acesse o site do Investimento Solar, cadastre-se gratuitamente e conte com orçamentos altamente elaborados e também com o encaminhamento de leads qualificados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *